Informação sobre trombose, causas, sintomas e tratamento da trombose, identificando o diagnóstico da trombose venosa profunda, acidente vascular cerebral (AVC) e infarto do miocárdio com dicas que promovam a prevenção da sua ocorrência.


terça-feira, 29 de julho de 2014

O que é Trombose Venosa Profunda

A trombose venosa profunda ocorre quando um coágulo de sangue ou trombo, se desenvolve nas grandes veias das pernas ou região pélvica. Algumas tromboses venosas profundas podem não causar dor, enquanto outras podem ser muito dolorosas. Com diagnóstico e tratamento imediato, a maioria das tromboses venosas profundas não são fatais. No entanto, um coágulo de sangue que se forme nas invisíveis "veias profundas" podem ser fatais. 
Um coágulo que se forme numa grande veia profunda tem mais probabilidade de se libertar e viajar através da veia, e então é chamado de embolia. Quando um êmbolo se desloca das pernas ou áreas pélvicas e se aloja numa artéria do pulmão, a condição é conhecida como uma "embolia pulmonar", uma condição potencialmente fatal se não for diagnosticada e tratada imediatamente. 

Aproximadamente metade dos pacientes com trombose venosa profunda nunca tem sintomas reconhecíveis. O sintoma mais comum é a dor nas pernas e sensibilidade nos músculos da panturrilha. Pode-se também observar inchaço ou uma mudança de cor de uma perna, para púrpura ou azul. Estes sinais e sintomas podem aparecer repentinamente ou podem desenvolver-se de forma constante ao longo de um curto período de tempo. Se você observar estes sinais ou sintomas, deve contactar o seu médico imediatamente.
Os sintomas são bastante diferentes se o coágulo se solta e viaja para os pulmões, causando uma embolia pulmonar. Os sintomas da embolia pulmonar incluem dor no peito, falta de ar, pulso rápido, ou uma tosse. Também pode haver um sentimento de apreensão, sudorese, ou desmaio. Tais sintomas não são específicos para uma embolia pulmonar, e podem ocorrer com pneumonia, ataque cardíaco, e outras condições médicas. 
Estes são sempre sintomas críticos que exigem atenção médica imediata.

Sinais e sintomas da trombose venosa profunda mais comuns podem desenvolver-se lentamente ou de repente. Se você tiver algum destes sintomas, contacte o seu médico imediatamente.
• Inchaço repentino de um membro;
• Dor ou sensibilidade;
• Pele que é quente ao toque;
• Plenitude das veias logo abaixo da pele;
• Mudança de cor (azul, vermelho ou muito pálida).

Índice dos artigos relativos a Trombose