Informação sobre trombose, causas, sintomas e tratamento da trombose, identificando o diagnóstico da trombose venosa profunda, acidente vascular cerebral (AVC) e infarto do miocárdio com dicas que promovam a prevenção da sua ocorrência.


quarta-feira, 4 de julho de 2012

Causas de infarto do miocárdio

Em geral, a capacidade do coração de manter o bombeamento de sangue após um infarto do miocárdio está diretamente relacionada à extensão e a localização da área lesada.
Como cada artéria coronária irriga uma região específica do coração, a localização da lesão é determinada pela artéria obstruída. Quanto mais extensa a área do infarto, maior a chance de o paciente desenvolver um enfraquecimento do músculo cardíaco. Nesta situação, o coração não consegue bombear adequadamente o sangue pelo nosso corpo, e o paciente poderá desenvolver insuficiência cardíaca.
A principal causa do infarto do miocárdio é aterosclerose, que se caracteriza pela formação de placas de gordura na artéria coronária ao longo dos anos, causando dificuldade para a passagem do sangue. Por motivos ainda não esclarecidos, essas placas podem romper-se, formando-se no local um coágulo, o que causa a obstrução da artéria coronária. A região do coração que é nutrida pelo sangue proveniente dessa artéria fica prejudicada, e, se o fluxo coronário não for rapidamente restabelecido, essa parte do coração perderá o seu funcionamento.
Uma causa rara de infarto do miocárdio é um coágulo originado no próprio coração. Às vezes, um coágulo (chamado êmbolo) forma-se no coração, desprega-se e aloja-se em uma artéria coronária.
Outra causa incomum é o espasmo (uma espécie de rigidez súbita) de uma das artérias coronárias, que interrompe o fluxo sanguíneo. O espasmo pode ser causado por drogas (como a cocaína e o fumo), mas, algumas vezes, sua causa é desconhecida.
Índice dos artigos relativos a Trombose