Informação sobre trombose, causas, sintomas e tratamento da trombose, identificando o diagnóstico da trombose venosa profunda, acidente vascular cerebral (AVC) e infarto do miocárdio com dicas que promovam a prevenção da sua ocorrência.


quinta-feira, 5 de julho de 2012

Causas de trombose

Conforme referimos na descrição de trombose, uma trombose resulta da existência de um coágulo ou trombo numa artéria ou numa veia. Pode dizer-se que um trombo é um coágulo de sangue.
De um modo geral, o trombo não se forma no interior de um vaso (artéria ou veia) saudável, porque a sua cobertura interior impede a formação do trombo. Quando o interior do vaso é lesionado, seja porque razão for, a superfície deixa de ser tão lisa, podendo dar origem ao início do processo de trombose.
A principal causa de trombose é a aterosclerose.
A aterosclerose torna o interior das artérias rugosas e com placas (com colesterol) elevadas no interior dos vasos, embora a trombose também se possa formar no interior de vasos sãos.
Geralmente, a tendência para a coagulação pode ser ocasionada por alterações hormonais ou bioquímicas. Esta tendência pode ser maior durante a gravidez, nas mulheres que tomam contraceptivos orais (pílula), nas pessoas com cancro que afecte os vasos sanguíneos e nas que possuem o sangue espesso (com policitemia, doença ocasionada pelo aumento do número de células do sangue).
A trombose nas veias é facilitada por pressão local, inflamação (tromboflebite) e por estagnação do sangue, resultante da falta de actividade física.
Índice dos artigos relativos a Trombose