Informação sobre trombose, causas, sintomas e tratamento da trombose, identificando o diagnóstico da trombose venosa profunda, acidente vascular cerebral (AVC) e infarto do miocárdio com dicas que promovam a prevenção da sua ocorrência.


quarta-feira, 4 de julho de 2012

Trombose

Uma trombose resulta da existência de um coágulo ou trombo numa artéria ou numa veia. Pode dizer-se que um trombo é um coágulo de sangue.
A trombose é uma situação anormal e na maioria das vezes, perigosa porque pode reduzir ou obstruir o fluxo de sangue nessas veias ou artérias.
Quando a trombose se forma em artérias importantes como as coronárias, que fornecem sangue ao coração causa ataque cardíaco. Se a trombose se localiza nas artérias cerebrais surge o acidente vascular cerebral (AVC) vulgarmente conhecido como trombose. O ataque cardíaco e a trombose são doenças que constituem as principais causas de morte, principalmente em países mais desenvolvidos.
Uma trombose formada nas artérias que fornecem o sangue às pernas ocasiona dor ao andar. A situação é grave se existir dor no repouso.
Se o fluxo de sangue às pernas for impedido completamente forma-se uma gangrena. Se o trombo se tiver formado nas artérias que fornecem o sangue aos intestinos, estes também gangrenam. A trombose das artérias dos rins ocasiona lesão destes.
Estes casos são situações de emergência que obrigam geralmente a uma cirurgia.
Uma trombose nas veias profundas das pernas causa inchaço, vermelhidão e dor nas pernas. O coágulo pode partir-se e ser levado pela corrente sanguínea e alojar-se no pulmão ocasionando uma embolia pulmonar, causando frequentemente morte súbita e inesperada.
A trombose numa veia superficial das pernas não está relacionada com a trombose venosa profunda e não é perigosa. Pode ser provocada por uma infecção da pele ou outra causa.
Índice dos artigos relativos a Trombose